Laércio “Carreirinha”

Laércio Gomes Costa, nascido em 3 de março de 1990, em Caiabu (SP), é um atacante revelado nas categorias de base do Avaí que defendeu o clube como profissional entre 2010 e 2012. Fez parte da equipe júnior do Leão que foi semifinalista da Copa São Paulo em 2009 e, como quase todos naquele time, era uma grande promessa que acabou não vingando.

O atacante começou no futebol por meio de um projeto social chamado “Bom de Bola, Bom na Escola”, em sua cidade-natal. Aos 15 anos, veio a primeira proposta para treinar em um time de fora. Passou por Tudino (PR), Iraty (PR) e Itaboraí (RJ) antes de chegar ao Avaí em 2008.

laercioNa Copa São Paulo de 2009, Laércio fez um ótima dupla de ataque com Cristian. Ambos terminaram a competição como artilheiros do Avaí, com quatro gols cada.

Ganhou o apelido de “Carreirinha” por seu estilo de drible em velocidade com a canhota. Teve finalmente uma chance no time principal em 2010, entrando no segundo tempo de um jogo contra o Grêmio (RS) pela Copa do Brasil. Em 45 minutos, Laércio marcou dois gols na equipe gaúcha e ajudou o Avaí a vencer por 3 a 2. A vitória não foi suficiente para classificar o Leão às quartas-de-final da competição, mas fez Laércio ganhar destaque no clube.

Apesar da estreia promissora, nunca conseguiu repetir atuações parecidas com aquela. Na Série A, chegou a ser usado como ala pela esquerda pelo treinador Antônio Lopes. De acordo com o site Ogol.com.br, Laércio disputou apenas 12 jogos por competições oficiais pelo Leão na temporada 2010, marcando três gols.

Com cada vez menos espaço no Avaí, Laércio foi emprestado ao Boa (MG) no segundo semestre de 2011. Disputou apenas oito partidas pelo time mineiro na Série B, nenhuma como titular, e não fez gol.

Voltou ao Avaí ao fim do empréstimo para compor o elenco “bom e barato” montado pelo gerente de Futebol Carlos Arini para a temporada 2012, após o rebaixamento da Série A no ano anterior. Reserva do time, ganhou destaque no Campeonato Catarinense por dois clássicos no Orlando Scarpelli. No primeiro, válido pelo returno do estadual, fez o cruzamento que resultou no gol de empate do Leão (2 a 2) no finalzinho do jogo, marcado por Cléber Santana, que deixou o time vivo na competição (se perdesse, seria eliminado).

No segundo jogo da final do estadual de 2012, o Avaí vencia por 1 a 0 no Orlando Scarpelli quando Laércio fez bela jogada pela esquerda, entrou na área e tocou na saída de Wilson para fazer o 2 a 0 para o Leão. O time do Estreito ainda diminuiu o marcador, mas não a festa avaiana.

Mesmo com o gol na decisão, que fez lembrar um pouco o promissor guri que surgiu na partida contra o Grêmio, Laércio não teve muito espaço no time que disputou a Série B. Apareceu mais na reta final, com o Avaí já eliminado, recebendo oportunidades do treinador Argel Fucks e fazendo bonitos gols nas vitórias contra Guarani (SP) e ABC (RN) (dois). Terminou a competição nacional com 5 gols marcados em 22 jogos disputados, metade deles como titular.

Com o fim de seu contrato com o Avaí, em 2013 Laércio deixou o clube. Em 2014, defende a Portuguesa (SP).

Ficha do Jogador

??? – Tudino (PR) (categorias de base)

??? – Iraty (PR) (categorias de base)

??? – Itaboraí (RJ) (categorias de base)

2008-2009 – Avaí (categorias de base)

2010-2011 – Avaí

2011 – Boa (MG)

2012 – Avaí

2013 – América (MG)

2013 – América (RN)

2014 – Tombense (MG)

2014 – Portuguesa (SP)